quarta-feira, outubro 28, 2009

A jornada...

Está à porta o Braga-Benfica, e quase que punha dinheiro em como a coisa vai arder...mas antes, passemos em revista a jornada que terminou ontem.

O Sporting vê a crise a agudizar-se. Não são apenas os resultados, é a confrangedora forma de jogar dos leões, capazes de deixar os seus adeptos à beira de um ataque de nervos. A juntar a isso, um sentimento que me parece que todos os sportinguistas têm, que é o não conseguirem vislumbrar como vai sair o Sporting desta situação. Ontem foi, mais uma vez, muito mau, mau demais para ser verdade...

O Benfica marca, ganha, goleia e já está em primeiro. As declarações de hoje de jogadores do Porto são o reconhecimento do excelente momento do Benfica. Na Segunda o Benfica voltou a ser mais do mesmo, com grande capacidade atacante, capaz de asfixiar por completo os adversários. Num jogo com má arbitragem (com erros para ambos os lados...) e demasiadas escaramuças, há a reter a tremenda capacidade ofensiva do Benfica, que pratica um futebol fluído, seguro e de qualidade elevada. Anda tudo doido para as bandas da Luz.

O Porto não esteve ao seu nível mas lá venceu. Falcão vem-se pagando desde há algumas semanas e Hulk parece estar a regressar à boa forma. A falta de um criativo nota-se de que maneira naquele meio-campo. Agora vamos ver se exibicionalmente o Porto se consegue aproximar dos níveis da temporada transacta, onde teve momentos de excelente futebol. Referência também para a má arbitragem, também com erros para ambos os lados, mas menos má que a da Luz.

O Braga deixou cair os primeiros pontos e recebe Sábado o Benfica em igualdade pontual com estes. Perspectiva-se jogo de nervos e com algumas escaramuças, apimentado pelo regresso de Jesus a Braga. Vamos ver se o Braga aguenta a pressão de estar a jogar num patamat (topo da classificação) a que não está habituado. Vamos ver também como reage o Benfica, porque, sem embarcar naquela ideia de que o Benfica não teve um teste a sério, há que dizer que vai ter aqui o teste mais difícil desde o início da temporada...

Notas muito agradáveis para João Tomás (que, aos 34 anos continua a marcar e a ser decisivo...), para Manuel Fernandes (estreia com vitória, mas nota ainda mais positiva para a atitude) e para o Vilas Boas (impressionou-me a Académica enquanto teve pulmão). Pelo contrário, notas negativas para o Belenenses (que parece que se vai afudando...), para o Sporting (pelas razões já citadas) e para Bruno Alves (aquela agressão no Porto-Académica...sinceramente!).

Esperemos então pela próxima jornada, especialmente por esse Braga-Benfica. A coisa promete e cá estarei eu para comentar as incidências...

Tenham uma óptima semana!

1 comentário:

Vitor Meireles disse...

De volta!!!

Meu caro Ruben... mais uma boa crónica!!!

Gostava de apontar aqui o que creio que será um bom trabalho de alguém que chegou a Leiria, penso que à luz do que sucedeu o ano passado com o Estrela o Lito Vidigal vai levar tranquilamente a água ao seu moinho!

Em relação ao Benfica uma nota positiva para a gestão benfiquista no que diz respeito a renovações, pois se bem me parece fê-lo a tempo e horas e quiçá se não a tempo de um mercado de inverno movimentado.

Nota positiva para o futebol português que coloca mais um jogador, hulk, na elite da selecção brasileira a demonstrar visibilidade do campeonato.

Nota Negativa para a naval face à possibilidade de a mesma ser colocada de parte por ilegalidades de secretaria...

A ver vamos o que aí vem...