Depois de imenso sofrimento, parece que lá vamos ter de estar no Mundial da África do Sul. Um jogo de relativa qualidade e uma mãozinha preciosa da Suécia, e lá estamos nós de cabeça no país mais a sul do continente africano. Sim, é verdade que ainda falta vencer Malta (também era o que mais faltava, não ganhar a essa 'grande selecção'). Sim, também é verdade que falta ganhar o Playoff (o que vai ter grande ajuda no facto de, em princípio, virmos a ser cabeças-de-série...). Mas, depois do último fim-de-semana, a coisa ficou muito mais desanuviada, e a pressão parece ter-se esfumado.
O que eu gostaria é que uma possível e eventual qualificação para o Mundial não apagasse a discussão das questões que ficaram a nu nesta qualificação. A primeira delas, e talvez a mais grave, é a gritante discrepância entre a qualidade dos jogadores do nosso 11. Duda e Cristiano Ronaldo no mesmo 11? É óbvio que falta alguns elementos de qualidade em determinadas posições. Guarda-Redes (com todo o respeito que Quim, Eduardo, ou Beto me merecem, mas necessitamos de uma de qualidade superior), defesa esquerdo (eu sei que a questão é antiga, mas isso só a torna ainda mais gritante...como é que ainda não se resolveu isto?), e mesmo médio-defensivo (sim, porque Pedro Mendes não é mais que uma solução de curto prazo, e apesar de ter feito bom jogo no Sábado, creio que não será jogador para ser titular indiscutível). Além disso, vamos ter mais problemas em breve. Liédson, com os seus 32 anos, é solução para agora, e não para 2012 ou 2014. Deco, provavelmente despedir-se-à da selecção após o mundial. Existirá alguém na calha para os substituir? Não me parece assim tão óbvio. Pontas de Lança continuam a não abundar, e Moutinho não é propriamente um 10 como Deco, pelo que vamos ter dificuldades na sucessão. Em suma, bem servidos de extremos, defesas-centrais, e médios de construção, que não trincos nem 10's. Parece-me pouco...
O que tem de se fazer para ultrapassar isto? Antes de mais, criarem-se incentivos rápidos à formação, o tal alimentar a vaca de que Queirós falou.São precisos Guarda-redes? Então vamos formá-los! São precisos defesas-esquerdos? Então vamos formá-los! São precisos trincos? Então vamos formá-los! E porque não a discriminação positiva, criando incentivos monetários para os clubes que actuarem com determinada quota de jogadores portugueses abaixo de uma determinada idade? Porque não escolas específicos para posições específicas, como guarda-redes ou ponta de lança? São algumas ideias, de relativamente fácil execução, e que poderiam ser bons investimentos no futuro do futebol português.
Vamos esperar que a selecção ganhe hoje (infelizmente não poderei ver o jogo) e que seja cabeça de série no Playoff. Porque, acima de tudo, é importante estar num Mundial. Não só pela imagem, mas também porque sabemos que quase sempre os nossos jogadores se agigantam em oportunidades destas.
A partir de hoje...
-
*A partir de hoje numa nova
morada...http://barradasruben.wordpress.com/Continuarei a postar aqui
também durante algum tempo, mas passarei a usar o blo...
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário