segunda-feira, agosto 24, 2009

A 2ª Jornada

Vitórias de Porto e Benfica, derrota do Sporting, Braga em primeiro. É esta a 'moral' da jornada, bem 'espremidas' as coisas...

O Porto conseguiu desenvencilhar-se de um jogo que estava a ficar bem embrulhado (aquele penalti e aquelas duas expulsões, justas, diga-se de passagem, fizeram de abre-latas...). O Nacional foi ao Dragão fazer um jogo muito parecido com o do Marítimo na Luz. Também raramente passou do meio-campo, também pôs o autocarro em frente à baliza, também apostou em dois 'ciclistas' lá na frente que tentavam apanhar as 'sobras' de um qualquer pontapé para a frente. A diferença foi o facto de ter feito menos anti-jogo e de não ter tido um penalti caído do céu...ainda assim, o Porto venceu e parece estar em crescimento, embora não deslumbre.

O Benfica fez o jogo menos conseguido desde que Jesus pegou na equipa. Culpa de quem? Na minha opinião, do Guimarães. Conseguiu anular os pontos-chave da equipa encarnada e colocou o Benfas numa posição difícil. Conseguiu que a equipa de Jesus não pusesse em prática as já famosas 'transições rápidas', anulou Aimar, quer quando este jogava subido, quer quando vinha cá atrás buscar jogo, obrigou Saviola a andar longe de Cardozo (e já sabemos que Cardozo não sabe jogar assim...). Pelo meio teve alguma sorte e muito azar. Sorte na forma como desfruta de duas oportunidades claras, fruto de desatenções da defesa benfiquista, e muito azar porque falhou dois golos feitos. Não fosse outro livre do Coentrão (já perdi conta ao número de assitências que o miúdo já fez...) e uma cabeçada de um Ramires que até não estava a fazer uma grande partida, e a esta hora os benfiquistas já estariam a chorar a perda de mais dois pontos.

Não pude ver o jogo do Sporting. Os relatos falam em muita falta de capacidade e inspiração. No fim voltei a ouvir falar dos árbitros, mas nos resumos não vi nada que o justificasse. Um penalti por marcar para cada lado, logo 'choram' os dois... o que me aflige no Sporting, e já o disse aquando da eliminatória com o Twente, é uma gritante incapacidade de ter fio de jogo, de ter um futebol fluído. Ver a equipa do Sporting a jogar, neste momento, é confrangedor, pela falta de ideias e pela forma como alguns se perdem no meio daquela confusão em que a equipa se tornou. A minha pergunta é quanto mais tempo dura Paulo Bento?

Alguns destaques. O Braga teima em contrariar a minha previsão. Única equipa com duas vitórias e primeiro lugar. Como já disse, não vi o jogo de Alvalade, mas rezam as crónicas que a coisa até correu bem. Falcão também teima em contrariar-me. Dois jogos, dois golos. Não é um Lisandro, mas vai mostrando pormenores interessantes. Os penaltis do Cardozo é que começam a ser estranhos. Será que o fenómeno dos penaltis de Alvalade passou para o outro lado da 2ª Circular? Notas positivas para Rio Ave e Marítimo (que, segundo rezam as crónicas, deixou o autocarro no balneário da Luz e ontem fartou-se de rematar...), e negativas para Setúbal, Leiria e Olhanense. Os primeiros estão a sofrer as consequências de uma época muito mal preparada e mostram uma equipa completamente desgarrada. Basicamente, vão começar o seu campeonato lá para a 4ª ou 5ª jornada. Aos outros dois porque dois jogos e dois nulos são muito maus para o futebol. Maior deculpa para o Olhanense, pela inexperiência e nervosismo, mas nota negativa na mesma.

Muito negativa a falta de golos. Afinal o futebol não são os penaltis falhados, nem as grandes defesas, nem as excelentes distribuições tácticas, ou os grandes desarmes defensivos. São os golos. E sem eles...

2 comentários:

Vitor Meireles disse...

Desta forma, já consigo ver um provável substituto para o Grande RUI SANTOS. Muito bom... melhor que procurar as notícas no site da bola, records e companhias. Este sim é o espaço onde se fala e bem de Futebol, onde a análise é profunda e os temas são dissecados.
Obrigado...
Se existisse um site que enviasse mensagens para todos os imigrantes portugueses espalhados por esta Terra era este o blog que eu dava como referência para seguir o Futebol Português.

Ruben Barradas disse...

És um graxista pá!