sábado, agosto 29, 2009

A semana europeia

A semana europeia foi agridoce para as bandas lusas. 2 empates e uma derrota, 2 equipas apuradas e outra 'atirada' para a Liga Europa. Vamos analisar por ordem cronológica.

Na Quarta-Feira, o Sporting. Bom jogo, especialmente na primeira parte, com um futebol tranquilo, criando oportunidades e chegando ao intervalo com um resultado em que poucos acreditariam: em vantagem no terreno da Fiorentina e com bom futebol à mistura. O problema é que do outro lado também havia uma equipa, e ela começou a jogar à bola no início da segunda parte. A partir do golo da Fiorentina (que me desiludiu em ambos os jogos, confesso...) o Sporting teve mais dificuldades em colocar pressão novamente em cima dos adversários, e acabou por não ter mais nenhuma grande oportunidade. No final, creio que o Sporting até foi superior à Fiorentina no cômputo dos dois jogos, mas faltou-lhe um árbitro de categoria e mais tranquilidade na primeira mão, porque foi aí que o Sporting perdeu a eliminatória.

Na Quinta-Feira à tarde, o Nacional fez um brilharete de todo o tamanho. Não chegaram até nós grandes imagens (é possível ver o golo do Nacional no You Tube), mas o importante foi facto de o Nacional ter eliminado uma equipa russa, capaz de gastar 30 milhões de Euros num jogador, e que, há pouco mais de um ano venceu a Taça Uefa e bateu o United na Supertação Europeia. É de assinalar o grandíssimo resultado dos madeirenses, que até podiam ter sofrido menos se não tivessem concedido aquele last minute goal no jogo da primeira mão. Parabéns Nacional.

Na Quinta-Feira também, mas à noite, o Benfica foi cumprir calendário à Ucrânia. Não entro nalguma onda de críticas que se tem montado à volta de Jesus pelas opções desse jogo. O Benfica tem tido muitos jogos, alguns dos jogadores precisam claramente de ver o seu esforço doseado, e o resto da época do Benfica é muito mais importante do que este jogo com o Vorskla. O Benfica não jogou grande coisa, mas também diga-se de pasagem que teve imensas oportunidades desperdiçadas, enquanto os ucranianos marcaram nas duas únicas oportunidades que tiveram.

Agora o sorteio das competições europeias. O Porto não tem tarefa tão facilitada como nos últimos dois anos. Vai lutar com Chelsea e Atlético Madrid pelos dois primeiros lugares. O Apoel, de um país sem expressão como o Chipre, dificilmente poderá ser opção para o que falta da Champions, mas será nos jogos com eles que, provavelmente, alguém perderá o apuramento. Um ponto em desfavor do Porto: todas as equipas têm imensos portugueses ou jogadores que já passaram pelo Porto. Ou seja, eles já conhecem o Porto e a sua forma de jogar bastante bem.

O Sporting, das equipas envolvidas na Liga Europa, foi quem teve o sorteio mais simpático. De todos, só o Hertha de Berlim parece ser capaz de de levantar algumas dificuldades aos leões. Não creio que Heerenveen (sendo que, ainda por cima, o Sporting se dá muito bem com equipas holandesas...) ou Ventspils (de um país sem expressão futebolística, como a Letónia) possam causar grandes problemas aos leões, mas é melhor esperar para ver como vai ser ser a evolução do Sporting e desta situação periclitante nas próximas semanas.

O Benfica podia ter tido melhor sorte, mas creio ser o favorito. Everton não é uma equipa nada fácil, embora seja um facto que não começou bem a Premier League. Além disso, AEK Atenas, por ser uma equipa grega (ambiente difícil) e BATE Borisov (viagem longa e ambiente também complicado) prometem luta e dificuldades aos dois favoritos: Benfica e Everton.

O Nacional tem hipóteses de mais um brilharete. O Werder Bremen é uma equipa de topo europeu, é um facto. O Austria Viena é um adversário bem mais acessível. O Atlhetic Bilbau, sendo uma equipa espanhola, já passou pelos seus dias de glória e tem tido algumas dificuldades para se manter competitiva no campeonato espanhol. Não ficava assim tão admirado se Manuel Machado conseguisse levar o Nacional até à fase a eliminar...

Uma coisa é de assinalar...vamos ter quatro equipas portuguesas em competição até Dezembro...boas notícias para o nosso ranking, portanto.

Tenham um óptimo fim-de-semana!

P.S. - Não se esqueçam: este Sábado à tarde Man United-Arsenal e no Domingo à noite, Milan-Inter...isto promete!

Sem comentários: