skip to main |
skip to sidebar
Estamos no Mundial. Custou mas foi! Uma vitória dupla sobre a Bósnia e cá vamos nós para a África do Sul.
Agora, não convém é que entremos em hiper-valorização ou na constante desvalorização do facto. Ponto 1: uma qualificação serve para que nos qualifiquemos. Foi o que fizémos. Ponto 2: Podíamo-nos ter qualificado de forma mais 'fácil'. Podíamos, mas o mais importante foi feito. Ponto 3: A selecção não jogou bem? É verdade que, durante largos períodos da qualificação, a coisa deveria ter corrido melhor (derrota em casa com a Dinamarca, empates com Suécia, empate e quase-empate com a Albânia), mas nos últimos tempos até têm havido sinais de melhoria, pelo que creio que podemos confiar num desempenho de qualidade da nossa equipa na África do Sul.
Nada como fazer um pequeno positivo-negativo para termos ideia mais clara do que foi a qualificação...
Positivo
-Qualificámo-nos. Eu ainda me lembro de quando jogávamos sempre bem, mas nunca íamos ao Mundial nem ao Europeu...
-Conseguimos dar a volta perante circunstâncias altamente adversas. De quase eliminados a qualificados. Estas coisas, muitas vezes, ajudam a aconstruir uma equipa, unindo-a em torno de um objectivo comum. Ou muito me engano ou esta fase de qualificação terá ajudado numa maior união da equipa.
-2 modelos. Pela primeira vez um muitos anos, Portugal pode jogar em 2 modelos: o clássico 4x3x3 ou um inovador 4x4x2 (pelo menos na selecção). Agora, as equipas adversárias já não sabem de antemão como vamos jogar na próxima partida, como acontecia antes.
-Eduardo. Sei que nem toda a gente estará de acordo comigo, mas acho que Eduardo, depois daqueles primeiros jogos em que o nervosismo estava lá, está a agarrar o lugar e a mostrar qualidades que o deixam à vontade como nº1.
-6ª fase final consecutiva. Inédito e de assinalar. 3 europeus e 3 mundiais de seguida. A Holanda não conseguiu. A Inglaterra também não. Mas Portugal fê-lo...
Negativo
-Sofrimento. É um facto, não precisávamos de ter sofrido tanto. Nem a Suécia, nem a Dinamarca foram melhores que Portugal nos jogos que disputámos com eles. Mas, por alguma razão, não ganhámos nenhum desses jogos...estranho?
-Finalização. O jogo na Suécia (0-0) ficou marcado por alguns falhanços bem escandalosos. O jogo com a Suécia em casa ainda mais (0-0 outra vez). O 0-0 em casa contra a Albânia é impensável! O empate em Copenhaga, e só um golo marcado em 32 remates(!) tem que se lhe diga. Tivessemos uma equipa com melhores indíces de concretização e tinhamo-nos qualificado directamente.
-Defesa-esquerdo. Continuamos sem um defesa-esquerdo. Duda até pode ser uma solução de recurso, mas nunca pode ser o titular...já que não há Antunes, porque não tentar Veloso?
-A excessiva mediatização em torno de Ronaldo. Se há coisa que a selecção mostrou nestes 2 jogos é que Ronaldo faz muita falta...para as capaz de jornais e revistas cor-de-rosa! Não tem sido jogador de um rendimento excepcional na selecção, pelo que falar na Ronaldodependência da selecção é falso. A equipa joga sem Ronaldo, como joga com ele. Somos mais dependentes de Pepe, Carvalho e Liédson, do que de Ronaldo...
O facto é que já lá estamos. Em Junho veremos se temos equipa para voôs maiores ou não...até lá!
Adenda 1
Entretanto já foi o sorteio...mala suerte para os portugueses, que nos meio de equipas teoricamente acessíveis apanharam Costa do Marfim e Brasil. Mas a vida é assim. Se queremos ser os melhores temos de ganhar aos melhores. Se formos campeões do mundo, podemos dizer que foi um feito excepcional. Se não ganharmos, sempre pdoemos dar a desculpa so sorteio, à boa portuguesa! De qualquer maneira acho que temos condições para uma boa carreira, basta vencermos a Costa do Marfim na primeira partida.
Adenda 2
A lesão de Pepe são más notícias. Se ele não recuperar vamos perder poder de choque e soluções para meio-campo e centro da defesa. É também nestas coisas que se começa a jogar o mundial. E o nosso não começou nada bem, não senhor...
Após a muito pobre exibição de ontem (a fazer fé nas crónicas, já que não vi o jogo...) Bento e o Sporting seguiram caminhos diferentes. Já se esperava, embora para muitos peque por tardia esta decisão. Espanta-me a tremenda lucidez de Bento na hora da saída. 'Estive quatro meses a mais', ou seja, Bento admite que não devia ter renovado o contrato que terminava no final da temporada transacta. Lúcido e certeiro na análise.
Agora, será que Bento era o único problema? Não era, mas era parte. O Sporting só jogava de uma maneira, o que significa dizer que toda a gente que jogava contra o Sporting sabia como os leões se iriam apresentar. A isto, juntar a qualidade menor do plantel sportinguista quando comparado com os seus dois rivais directos. Uma equipa que não tem soluções. Fracos na laterais, defensivas e ofensivas, fracos no apoio a Liédson, uma equipa incapaz de construir jogo ofensivo, e muito tremida defensivamente. Um plantel que não tem soluções que permitam outro modelo e estilo de jogo (tarefa hercúlea para o novo técnico), más contratações (Caicedo?, Angulo?, André Marques?) e falta de apoio das estruturas do futebol (onde anda Pedro Barbosa?) são tudo questões que contribuiram e muito para o actual momento leonino.
E agora, Sporting? Depois de 2 taças, 3 segundos lugares, 3 presenças na fase de grupos da Champions, e 4 anos de estabilidade, o que esperar deste Sporting? É de esperar alguma acalmia, no imediato. E é de esperar um treinador português, barato, jovem e ambicioso. Também são de esperar mexidas no futebol leonino (Barbosa? Ribeiro Telles?). E Bettencourt? Espera-se, acima de tudo, que não volte a ficar refém de um qualquer treinador ou dirigente. Frases como 'Bento forever' são para evitar no futuro, mesmo que seja com Mourinho!
Abraços e bom fim-de-semana!
Parece que os túneis voltaram a fazer parte do vocabulário do futebol português. Mas vou deixar os túneis para o fim...falemos de bola e da jornada tal como ela deveria ter sido...
Braga e Benfica proporcionaram um espectáculo intenso e emotivo, mas não um jogo brilhante. O Braga mostrou que é boa equipa, digna de se ter em conta, mas que deixa a dúvida no ar se irá aguentar até ao fim do campeonato. Equipa bem montada, sorte em momentos capitais (o primeiro golo tão cedo e o golo, a meu ver ver mal anulado ao Benfica...), inteligência durante quase toda a partida, com um treinador com boa leitura e que conseguiu manietar em certos momentos o Benfica. Por sua vez, os encarnados de Lisboa fizeram um jogo abaixo das expectativas, mas que não foi mau. Aimar e Saviola não apareceram verdadeiramente, a expulsão de Cardozo não ajudou, Jesus não esteve bem ao apostar em Keirrison em vez de Gomes ou Weldon, e faltou uma ou outra pontinha de sorte. O resultado é justo, mas exagerado, e para o Benfica não significa mais do que a perda de três pontos. Para o Braga significa, provavelmente, o respeito dos outros 15 clubes e uma candidatura ao título...
O empate do Porto foi surpreendente. Pela pobreza da exibição, da sua e da do Belenenses, a quem o empate cai um pouco do céu. Sem poder de fogo no ataque (embora prejudicado num lance, que diga-se de passagem, é de muito difícil análise...), com um meio-campo incapaz de pegar no jogo, perante uma equipa que pouco fez mas que soube aproveitar as incapacidades portistas.
Já quanto a Alvalade...pouca a dizer. A crise agudiza-se, JEB deve estar seguro, mas Barbosa e Bento devem ter os dias contados. Mais do que os maus resultados, é a incapacidade de dar a volta ao texto que impressiona. Diga-se que nesta jornada o Sporting até nem foi muito mau. E é exactamente isto que me faz pensar, quando a avaliação que se fez do Sporting foi 'o SPorting não esteve bem, mas esteve melhor até do que nalgumas ocasiões anteriores...é triste esta frase. O Sporting precisa rapidamente de se revitalizar e de sair desta crise. Não sei se o culpado é Paulo Bento, apenas sei que ele tem cometido alguns erros (Stojkovic proscrito, Vukcevic foi quase, Djaló pouco explorado, Moutinho queimado em 500 posições, Veloso quase que desperdiçado por teimosia do treinador...etc,etc,etc). Vamos ver o que acontece e se acontece antes do jogo com o Benfica, lá para o final do mês...
De resto, uma nota para o Rio Ave. 4º lugar e um campeonato que promete tranquilidade e bom futebol. Também nota à primeira vitória da Académica (a provar que, depois da mudança de técnico, pode estar ali outra equipa...ainda uma nota a Kerrouche, ponta de lança da Naval, que em poucos jogos, já marcou uns golinhos. Para um jogador desconhecido recrutado nos confins do futebol francês...nada mau!
Nota muito negativa para o túnel do Estádio Axa. Não sei o que se passou nem sei quem começou ou quem teve culpa. Sei que nada daquilo deveria acontecer num estádio. E como o estádio é o do Braga, devia haver aqui uma pena modelo para o resto do campeonato... ainda nota negativa para os incidentes no final do jogo Sporting. Não é assim que se resolvem as frustrações!
E hoje começa a semana europeia...apesar de gostar muito dos clubes portugueses, cheira-me que vou ver o Milan-Real Madrid...cheira-me...
Boa semana!
P.S. - Desafio os meus queridos leitores a deixarem a vossa convocatória de 20 jogadores para o próximo compromisso da selecção, os jogos com a Bósnia. 20 jogadores sem esquecer a lesão de Pedro Mendes e o regresso de Hugo Almeida, depois da sua recuperação...venham de lá essas ideias, quero ver isso!