skip to main |
skip to sidebar
Está à porta o Braga-Benfica, e quase que punha dinheiro em como a coisa vai arder...mas antes, passemos em revista a jornada que terminou ontem.
O Sporting vê a crise a agudizar-se. Não são apenas os resultados, é a confrangedora forma de jogar dos leões, capazes de deixar os seus adeptos à beira de um ataque de nervos. A juntar a isso, um sentimento que me parece que todos os sportinguistas têm, que é o não conseguirem vislumbrar como vai sair o Sporting desta situação. Ontem foi, mais uma vez, muito mau, mau demais para ser verdade...
O Benfica marca, ganha, goleia e já está em primeiro. As declarações de hoje de jogadores do Porto são o reconhecimento do excelente momento do Benfica. Na Segunda o Benfica voltou a ser mais do mesmo, com grande capacidade atacante, capaz de asfixiar por completo os adversários. Num jogo com má arbitragem (com erros para ambos os lados...) e demasiadas escaramuças, há a reter a tremenda capacidade ofensiva do Benfica, que pratica um futebol fluído, seguro e de qualidade elevada. Anda tudo doido para as bandas da Luz.
O Porto não esteve ao seu nível mas lá venceu. Falcão vem-se pagando desde há algumas semanas e Hulk parece estar a regressar à boa forma. A falta de um criativo nota-se de que maneira naquele meio-campo. Agora vamos ver se exibicionalmente o Porto se consegue aproximar dos níveis da temporada transacta, onde teve momentos de excelente futebol. Referência também para a má arbitragem, também com erros para ambos os lados, mas menos má que a da Luz.
O Braga deixou cair os primeiros pontos e recebe Sábado o Benfica em igualdade pontual com estes. Perspectiva-se jogo de nervos e com algumas escaramuças, apimentado pelo regresso de Jesus a Braga. Vamos ver se o Braga aguenta a pressão de estar a jogar num patamat (topo da classificação) a que não está habituado. Vamos ver também como reage o Benfica, porque, sem embarcar naquela ideia de que o Benfica não teve um teste a sério, há que dizer que vai ter aqui o teste mais difícil desde o início da temporada...
Notas muito agradáveis para João Tomás (que, aos 34 anos continua a marcar e a ser decisivo...), para Manuel Fernandes (estreia com vitória, mas nota ainda mais positiva para a atitude) e para o Vilas Boas (impressionou-me a Académica enquanto teve pulmão). Pelo contrário, notas negativas para o Belenenses (que parece que se vai afudando...), para o Sporting (pelas razões já citadas) e para Bruno Alves (aquela agressão no Porto-Académica...sinceramente!).
Esperemos então pela próxima jornada, especialmente por esse Braga-Benfica. A coisa promete e cá estarei eu para comentar as incidências...
Tenham uma óptima semana!
Depois de imenso sofrimento, parece que lá vamos ter de estar no Mundial da África do Sul. Um jogo de relativa qualidade e uma mãozinha preciosa da Suécia, e lá estamos nós de cabeça no país mais a sul do continente africano. Sim, é verdade que ainda falta vencer Malta (também era o que mais faltava, não ganhar a essa 'grande selecção'). Sim, também é verdade que falta ganhar o Playoff (o que vai ter grande ajuda no facto de, em princípio, virmos a ser cabeças-de-série...). Mas, depois do último fim-de-semana, a coisa ficou muito mais desanuviada, e a pressão parece ter-se esfumado.
O que eu gostaria é que uma possível e eventual qualificação para o Mundial não apagasse a discussão das questões que ficaram a nu nesta qualificação. A primeira delas, e talvez a mais grave, é a gritante discrepância entre a qualidade dos jogadores do nosso 11. Duda e Cristiano Ronaldo no mesmo 11? É óbvio que falta alguns elementos de qualidade em determinadas posições. Guarda-Redes (com todo o respeito que Quim, Eduardo, ou Beto me merecem, mas necessitamos de uma de qualidade superior), defesa esquerdo (eu sei que a questão é antiga, mas isso só a torna ainda mais gritante...como é que ainda não se resolveu isto?), e mesmo médio-defensivo (sim, porque Pedro Mendes não é mais que uma solução de curto prazo, e apesar de ter feito bom jogo no Sábado, creio que não será jogador para ser titular indiscutível). Além disso, vamos ter mais problemas em breve. Liédson, com os seus 32 anos, é solução para agora, e não para 2012 ou 2014. Deco, provavelmente despedir-se-à da selecção após o mundial. Existirá alguém na calha para os substituir? Não me parece assim tão óbvio. Pontas de Lança continuam a não abundar, e Moutinho não é propriamente um 10 como Deco, pelo que vamos ter dificuldades na sucessão. Em suma, bem servidos de extremos, defesas-centrais, e médios de construção, que não trincos nem 10's. Parece-me pouco...
O que tem de se fazer para ultrapassar isto? Antes de mais, criarem-se incentivos rápidos à formação, o tal alimentar a vaca de que Queirós falou.São precisos Guarda-redes? Então vamos formá-los! São precisos defesas-esquerdos? Então vamos formá-los! São precisos trincos? Então vamos formá-los! E porque não a discriminação positiva, criando incentivos monetários para os clubes que actuarem com determinada quota de jogadores portugueses abaixo de uma determinada idade? Porque não escolas específicos para posições específicas, como guarda-redes ou ponta de lança? São algumas ideias, de relativamente fácil execução, e que poderiam ser bons investimentos no futuro do futebol português.
Vamos esperar que a selecção ganhe hoje (infelizmente não poderei ver o jogo) e que seja cabeça de série no Playoff. Porque, acima de tudo, é importante estar num Mundial. Não só pela imagem, mas também porque sabemos que quase sempre os nossos jogadores se agigantam em oportunidades destas.
Para lá do Braga e da sua brilhante campanha, para lá do ataque mais produtivo do mundo, que ao que parece mora na Luz, para lá da eficácia do costume que vem do Dragão, para lá de tudo isto, domina a crise de Alvalade. E não, não são apenas os resultados. É a confrangedora incapacidade, capaz de tirar do sério os adeptos sportinguistas, sentimento que só é piorado pela força que o rival da 2ª Circular tem demonstrado. O Sporting já mora a 10 pontos do 1º lugar, e mais do que isso, não mostra como poderá ser possível dar a volta a isto…
O Braga continua a sua cavalgada vitoriosa. Com dificuldades perante um Setúbal que está mais organizado desde que Azenha saiu (mérito a Quim, quem o substituiu), mas com 3 pontos na bagagem, que é o que conta nisto do campeonato. Começa-se a falar da candidatura do Braga. Será cedo, mas não é descabido pensar que o Braga pode lutar pelo título…
O Benfica cumpriu, mesmo sem 3 jogadores fundamentais, Aimar, Di Maria e Maxi. Jogou 45 minutos, onde fechou o jogo, e depois esperou pelo restante, desgastado pela jornada europeia. Dois golos de belíssimo efeito (especialmente o de Cardozo, que grande pontapé!), um bom regresso de Carlos Martins, numa equipa segura, a quem falta um verdadeiro teste. O jogo com o Sporting já não está assim tão longe…
O Porto teve um jogo bem mais difícil do que o resultado mostra. Um Olhanense a que se deve dar a devida atenção (excelente equipa a de Jorge Costa), que joga o jogo pelo jogo, e que só se entregou no final. O Porto foi competente e capaz, e voltou a mostrar um excelente Falcão. Não deixa de ser interessante também que, com Falcão na equipa, Hulk fica anos-luz do que foi no ano passado. Será que Falcão e Hulk ainda se estão a adaptar, ou serão incompatíveis?
Uma tremenda palavra para Olhanense e Leiria. Os recém-promovidos jogam o jogo pelo jogo, e, ou muito me engano, ou vão andar muito longe dos lugares de descida. A palavra negativa para as cinco chicotadas psicológicas em 7 jornadas. Se repararem, dos 5 treinadores despedidos, 3 foram contratados no início da época (Azenha, Vingada e Rogério Gonçalves), um foi contratado a meio do ano passado já a pensar neste ano (Carvalhal), e apenas um já estava há algum tempo no clube (Ulisses Morais). A primeira incompetência é a dos dirigentes, porque são incapazes de contratar treinadores que ‘interpretem’ o que pretendem dos seus clubes ou porque não lhes souberam dar as condições prometidas/devidas.
Individualmente, destaque positivo a Cardozo (que grande golo), Falcão (matador a desmentir-me todas as semanas), Van der Gaag (que pega no Marítimo e dá-lhe uma vitória…), Kerrouche (2 jogos…4 golos!) e Augusto Inácio (2 vitórias consecutivas a sacudir a crise navalista…). Destaque negativo a Paulo Bento (muito medíocre, este Sporting), Nelo Vingada (não conseguiu agarrar a oportunidade no regresso), Pedro Henriques (que deixou escapar 3 agressões no Olhanense-Porto) e Mamadou Tall (o jogador do Leiria já provocou 3 penalties contra a própria equipa). Ainda muito positiva nota aos golos...e não é que toda a gente desatou a marcar em catadupa??? Falaremos disto melhor durante esta paragem do campeonato.
Agora a ver se vamos ao Mundial…que venha a Selecção! Tenham uma óptima semana…