segunda-feira, agosto 31, 2009

Falcão e o Braga arruinam os meus dotes de Zandinga...

Eu sei que é cedo, que só vamos na terceira jornada. O problema é exactamente esse. É que, sendo tão cedo, já houve, pelo menos dois casos em que as coisas não me correram nada bem.

Alguns dias antes da primeira jornada escrevi o seguinte: «Braga - Uma desilusão, provavelmente sem qualificação europeia. Dificilmente Domingos ficará até ao fim...» Não satisfeito com o erro que estava a cometer, ainda decidir escrever isto: «Falcão - Vai ser um dos flops da época. Vai jogar pouco e marcar ainda menos. Os benfiquistas vão agradecer ao Porto ter 'desviado' este jogador.»

Cada tiro, cada melro. Então não é que o Braga vai à frente, única equipa só com vitórias? E não é que o Falcão decide desatar a marcar golos, um por jornada, só para me arreliar? Com um bocadinho de sorte, tendo em conta as minhas qualidades no que toca à previsão de acontecimentos futebolísticos, o Sporting será campeão, Yannick Djaló será o melhor marcador da Liga, descem o Nacional e o Rio Ave (duas equipas a quem previ um bom campeonato...), sendo que o Braga qualifica-se para a Champions, enquanto Benfica e Porto discutem entre si...o 5º lugar!

De qualquer maneira, e como qualquer teimoso que se preze, mantenho TODAS as minhas previsões...afinal ainda faltam 27 jornadas e muita água correrá por debaixo da ponte...

Uma boa semana!

sábado, agosto 29, 2009

A semana europeia

A semana europeia foi agridoce para as bandas lusas. 2 empates e uma derrota, 2 equipas apuradas e outra 'atirada' para a Liga Europa. Vamos analisar por ordem cronológica.

Na Quarta-Feira, o Sporting. Bom jogo, especialmente na primeira parte, com um futebol tranquilo, criando oportunidades e chegando ao intervalo com um resultado em que poucos acreditariam: em vantagem no terreno da Fiorentina e com bom futebol à mistura. O problema é que do outro lado também havia uma equipa, e ela começou a jogar à bola no início da segunda parte. A partir do golo da Fiorentina (que me desiludiu em ambos os jogos, confesso...) o Sporting teve mais dificuldades em colocar pressão novamente em cima dos adversários, e acabou por não ter mais nenhuma grande oportunidade. No final, creio que o Sporting até foi superior à Fiorentina no cômputo dos dois jogos, mas faltou-lhe um árbitro de categoria e mais tranquilidade na primeira mão, porque foi aí que o Sporting perdeu a eliminatória.

Na Quinta-Feira à tarde, o Nacional fez um brilharete de todo o tamanho. Não chegaram até nós grandes imagens (é possível ver o golo do Nacional no You Tube), mas o importante foi facto de o Nacional ter eliminado uma equipa russa, capaz de gastar 30 milhões de Euros num jogador, e que, há pouco mais de um ano venceu a Taça Uefa e bateu o United na Supertação Europeia. É de assinalar o grandíssimo resultado dos madeirenses, que até podiam ter sofrido menos se não tivessem concedido aquele last minute goal no jogo da primeira mão. Parabéns Nacional.

Na Quinta-Feira também, mas à noite, o Benfica foi cumprir calendário à Ucrânia. Não entro nalguma onda de críticas que se tem montado à volta de Jesus pelas opções desse jogo. O Benfica tem tido muitos jogos, alguns dos jogadores precisam claramente de ver o seu esforço doseado, e o resto da época do Benfica é muito mais importante do que este jogo com o Vorskla. O Benfica não jogou grande coisa, mas também diga-se de pasagem que teve imensas oportunidades desperdiçadas, enquanto os ucranianos marcaram nas duas únicas oportunidades que tiveram.

Agora o sorteio das competições europeias. O Porto não tem tarefa tão facilitada como nos últimos dois anos. Vai lutar com Chelsea e Atlético Madrid pelos dois primeiros lugares. O Apoel, de um país sem expressão como o Chipre, dificilmente poderá ser opção para o que falta da Champions, mas será nos jogos com eles que, provavelmente, alguém perderá o apuramento. Um ponto em desfavor do Porto: todas as equipas têm imensos portugueses ou jogadores que já passaram pelo Porto. Ou seja, eles já conhecem o Porto e a sua forma de jogar bastante bem.

O Sporting, das equipas envolvidas na Liga Europa, foi quem teve o sorteio mais simpático. De todos, só o Hertha de Berlim parece ser capaz de de levantar algumas dificuldades aos leões. Não creio que Heerenveen (sendo que, ainda por cima, o Sporting se dá muito bem com equipas holandesas...) ou Ventspils (de um país sem expressão futebolística, como a Letónia) possam causar grandes problemas aos leões, mas é melhor esperar para ver como vai ser ser a evolução do Sporting e desta situação periclitante nas próximas semanas.

O Benfica podia ter tido melhor sorte, mas creio ser o favorito. Everton não é uma equipa nada fácil, embora seja um facto que não começou bem a Premier League. Além disso, AEK Atenas, por ser uma equipa grega (ambiente difícil) e BATE Borisov (viagem longa e ambiente também complicado) prometem luta e dificuldades aos dois favoritos: Benfica e Everton.

O Nacional tem hipóteses de mais um brilharete. O Werder Bremen é uma equipa de topo europeu, é um facto. O Austria Viena é um adversário bem mais acessível. O Atlhetic Bilbau, sendo uma equipa espanhola, já passou pelos seus dias de glória e tem tido algumas dificuldades para se manter competitiva no campeonato espanhol. Não ficava assim tão admirado se Manuel Machado conseguisse levar o Nacional até à fase a eliminar...

Uma coisa é de assinalar...vamos ter quatro equipas portuguesas em competição até Dezembro...boas notícias para o nosso ranking, portanto.

Tenham um óptimo fim-de-semana!

P.S. - Não se esqueçam: este Sábado à tarde Man United-Arsenal e no Domingo à noite, Milan-Inter...isto promete!

segunda-feira, agosto 24, 2009

A 2ª Jornada

Vitórias de Porto e Benfica, derrota do Sporting, Braga em primeiro. É esta a 'moral' da jornada, bem 'espremidas' as coisas...

O Porto conseguiu desenvencilhar-se de um jogo que estava a ficar bem embrulhado (aquele penalti e aquelas duas expulsões, justas, diga-se de passagem, fizeram de abre-latas...). O Nacional foi ao Dragão fazer um jogo muito parecido com o do Marítimo na Luz. Também raramente passou do meio-campo, também pôs o autocarro em frente à baliza, também apostou em dois 'ciclistas' lá na frente que tentavam apanhar as 'sobras' de um qualquer pontapé para a frente. A diferença foi o facto de ter feito menos anti-jogo e de não ter tido um penalti caído do céu...ainda assim, o Porto venceu e parece estar em crescimento, embora não deslumbre.

O Benfica fez o jogo menos conseguido desde que Jesus pegou na equipa. Culpa de quem? Na minha opinião, do Guimarães. Conseguiu anular os pontos-chave da equipa encarnada e colocou o Benfas numa posição difícil. Conseguiu que a equipa de Jesus não pusesse em prática as já famosas 'transições rápidas', anulou Aimar, quer quando este jogava subido, quer quando vinha cá atrás buscar jogo, obrigou Saviola a andar longe de Cardozo (e já sabemos que Cardozo não sabe jogar assim...). Pelo meio teve alguma sorte e muito azar. Sorte na forma como desfruta de duas oportunidades claras, fruto de desatenções da defesa benfiquista, e muito azar porque falhou dois golos feitos. Não fosse outro livre do Coentrão (já perdi conta ao número de assitências que o miúdo já fez...) e uma cabeçada de um Ramires que até não estava a fazer uma grande partida, e a esta hora os benfiquistas já estariam a chorar a perda de mais dois pontos.

Não pude ver o jogo do Sporting. Os relatos falam em muita falta de capacidade e inspiração. No fim voltei a ouvir falar dos árbitros, mas nos resumos não vi nada que o justificasse. Um penalti por marcar para cada lado, logo 'choram' os dois... o que me aflige no Sporting, e já o disse aquando da eliminatória com o Twente, é uma gritante incapacidade de ter fio de jogo, de ter um futebol fluído. Ver a equipa do Sporting a jogar, neste momento, é confrangedor, pela falta de ideias e pela forma como alguns se perdem no meio daquela confusão em que a equipa se tornou. A minha pergunta é quanto mais tempo dura Paulo Bento?

Alguns destaques. O Braga teima em contrariar a minha previsão. Única equipa com duas vitórias e primeiro lugar. Como já disse, não vi o jogo de Alvalade, mas rezam as crónicas que a coisa até correu bem. Falcão também teima em contrariar-me. Dois jogos, dois golos. Não é um Lisandro, mas vai mostrando pormenores interessantes. Os penaltis do Cardozo é que começam a ser estranhos. Será que o fenómeno dos penaltis de Alvalade passou para o outro lado da 2ª Circular? Notas positivas para Rio Ave e Marítimo (que, segundo rezam as crónicas, deixou o autocarro no balneário da Luz e ontem fartou-se de rematar...), e negativas para Setúbal, Leiria e Olhanense. Os primeiros estão a sofrer as consequências de uma época muito mal preparada e mostram uma equipa completamente desgarrada. Basicamente, vão começar o seu campeonato lá para a 4ª ou 5ª jornada. Aos outros dois porque dois jogos e dois nulos são muito maus para o futebol. Maior deculpa para o Olhanense, pela inexperiência e nervosismo, mas nota negativa na mesma.

Muito negativa a falta de golos. Afinal o futebol não são os penaltis falhados, nem as grandes defesas, nem as excelentes distribuições tácticas, ou os grandes desarmes defensivos. São os golos. E sem eles...

sexta-feira, agosto 21, 2009

A Liga Europa

Tenho pena mas não consegui ver ontem o jogo do Benfica. Vi alguns resumos alargados e em conversa com alguns amigos percebi que a coisa até tinha corrido bem em termos exibicionais. Os benfiquistas têm licença para andar nas nuvens mais 3 dias (pelo menos até Domingo...). Os adversários vão aparecer a dizer que o Poltava era uma perinha doce. Também o era o Metalist o ano passado e foi o que se viu...

Mas o meu maior elogio vai para o Nacional. Até pode ser eliminado (vamos ver, segundo as crónicas o Zenit teve muita sorte, mesmo!), mas já fez um belíssimo brilharete. Não esquecer que estes senhores ganharam a Uefa há pouco mais de um ano, além de terem batido o United na Supertaça Europeia no início da temporada passada. Se há elogio a fazer, ele é bem merecido ao senhor Manuel Machado, o maior intelectual da nossa praça futebolística. Golos, boa exibição e desinibição perante um adversário poderoso. Só faltou alguma segurança defensiva, mas não se pode ter tudo com um orçamento tão curto...

Aproveito para relembrar Paços e Braga. Os primeiros deram o que tinham a dar, embora ser eliminado por uma equipa israelita não seja muito abonatório. Mas a grande desilusão veio de Braga. Os acidentais primeiros classificados da Liga não só foram derrotados, como o foram de forma justa, clara e inequívoca. E essa foi a maior surpresa.

Para a semana cá estaremos. Benfica a passear e Nacional a lutar pela vida. Boa sorte a ambos.

quarta-feira, agosto 19, 2009

Sporting-Fiorentina e aquele árbitro....

Milagre! Concordei com uma coisa que o Paulo Bento disse sobre arbitragem! Ontem tive saudades do Olegário Benquerença, porque aquele senhor do apito era fraquinho, fraquinho, fraquinho... e logo ontem que o SPorting decidiu jogar à bola, coisa que ainda não tínhamos visto este ano!

Vamos então ao positivo e negativo, para andar com isto...

Positivo
- Sporting decidiu jogar futebol, o que é de louvar. Bom jogo, grande Veloso, excelente Moutinho. Estivesse Liédson em forma e tínhamos outra equipa...
- Este resultado e especialmente esta exibição, devem sacudir grande parte da pressão que se sentia lá para Alvalade. Agora vai haver a tal 'tranquilidade'...
- Pelo que se viu ontem, a eliminatória está em aberto. Não fico assim tão espantado se o Sporting ganhar em Florença, até porque ontem a Fiorentina desiludiu-me um pouco...

Negativo
- As laterais do Sporting metem medo. André Marques ainda compreendo, é novo, está verde para jogar a este nível, mas tem margem. Agora o Pedro Silva é um caso grave de falta de jeito. Parece-me que nem o célebre episódio da medalhinha ao chão o vai salvar no onze e no plantel...
- 30 mil em Alvalade??? O senhor da rádio dizia ontem que era uma boa casa. Desculpem mas não é. Qualificação para a Champions, contra equipa italiana bem respeitável, ainda por cima, quando o rival do outro lado parece estar com uma capacidade de mobilização bem superior. 30 mil na Luz agora só se fosse para a Taça e contra a Oliveirense...
- Digam o que disserem, o Sporting perdeu óptima oportunidade de se colocar em vantagem na eliminatória...e pode vir a pagar caro por isso.
- Árbitro fraquinho. Como é que se põe um senhor destes a arbitrar um jogo desta importância. Mas se fosse só fraquinho, até a coisa não era má. o problema é que ele errou sempre para o mesmo lado. Cheira a esturro.

Espero que para a semana cá esteja eu a dizer bem do Zbordeng...

As minhas previsões...

Nota Prévia - Há que dizer que este post foi escrito antes da primeira jornada do campeonato, o que explica que já me tenha 'espalhado ao comprido' nalgumas das previsões...

Está quase a começar a época desportiva a sério. Euforias e encontros particulares à parte (à excepção de Porto e Sporting), agora tudo começa a doer, as vitórias valem 3 pontos e as derrotas valem 3 pontos de atraso. Agora, terminam os estados de graça e começam os lenços brancos, terminam as desconfianças e começam as chicotadas psicológicas, terminam as declarações de intenções e começa a verdadeira luta.

É interessante o fenómeno da 'bola' neste país. Talvez não seja só neste país, mas centremo-nos só por cá. Já sabemos que o Porto é a máquina do costume, trucida tudo o que mexe, com mais ou menos mérito. Já sabemos que o Sporting está mais interessado em sanear as finanças que parecem estar cada vez pior e colocar jogadores das escolas no mercado. Já sabemos também que o Benfica, pela 19ª temporada consecutiva, venceu o campeonato de pré-temporada, com milhares de pessoas nos jogos, milhares de pessoas nos treinos e milhares de pessoas com a ilusão do famoso' este ano é que é'. Depois temos mais 13 equipas que vão lutar por alcançarem protagonismo efémero (travando um dos grandes) ou mais constante (fazendo um campeonato na linha da frente). É um pouco o reflexo da nossa sociedade. Os grandes muito grandes e que absorvem quase tudo, os pequenos muito modestos, que a pouco mais aspiram que à efémera glória do 4º lugar.

Vou arriscar e deixar algumas tentativas de predizer o que vai acontecer. Não, não vou dizer quem ganha (é desnecessário, não é? Faço parte dos 6 milhões de iludidos, eheheheh...), mas vou aqui lançar alguns nomes e tentar prever quem se vai destacar positiva e negativamente. No fim do ano estou eu e estão vocês para ver se acertei ou não. Atenção! Isto é um mero exercício de análise, não pensem que andei a ver futuros em borras de café....eheheheh...

Jorge Jesus - Vai fazer um belo campeonato, mesmo que não o ganhe. Cumpre certamente o segundo ano de contrato.

Jesualdo Ferreira - Campeonato mais difícil do que o ano passado, mas sempre lá em cima. Mantém-se no comando da equipa.

Paulo Bento - Ano muito difícil para o senhor do risco ao meio. Cheira-me que vai andar a apagar fogos no balneário durante todo o ano. Dificilmente chegará ao fim, sem ser por teimosia da direcção...

Nacional da Madeira - Novamente a surpresa da temporada, com excelente caminhada e lugar europeu.

Braga - Uma desilusão, provavelmente sem qualificação europeia. Dificilmente Domingos ficará até ao fim...

Olhanense - Outra surpresa, com um campeonato tranquilo, a 'morder' os grandes nos jogos contra eles.

Vitória de Guimarães - Boa temporada, com lugar europeu, mas longe dos grandes. Vai praticar um bom futebol.

Rio Ave - Boa temporada, tranquila e perto da Europa...

Naval - Época difícil, sempre lá por baixo, talvez até para a descida...a rever.

Miguel Veloso - Apesar de apostar na má época do Sporting, Veloso vai fazer boa época. Um dos poucos que se salva, juntamente com Moutinho.

Cardozo e Saviola - Vai haver molho nas defesas que joguem contra o Benfas...Cardozo melhor marcador e Saviola a regressar à selecção argentina.

Hulk - Vai continuar a partir loiça...

Moutinho - Vai perder-se nos equívocos tácticos de Paulo Bento, apesar de conseguir sempre dar a volta por cima. No final da época vai querer mudar de ares...

Raúl Meireles - Enorme figura do Porto, a equipa vai girar à volta do seu espírito guerreiro. Passa a capitão no fim da época, quando Bruno Alves sair.

Falcão - Vai ser um dos flops da época. Vai jogar pouco e marcar ainda menos. Os benfiquistas vão agradecer ao Porto ter 'desviado' este jogador.

Yebda - Vai ficar nas boxes o ano inteiro, e sempre que entrar, vai meter 'o pé na argola'...sai no fim da tempoarada, ou até na reabertura do mercado...


Não sei porquê mas sinto-me bem a fazer isto...eheheheh...agora só espero não me enganar muito!

No fim da época conversamos...

À lei da bola!

Tinha de ser...A época desportiva está aí e promete. A minha cabeça já andava a pedir que eu colocasse as minhas opiniões, sempre muito válidas, algures na 'rede', e desta vez foi mesmo.

Vou fazer de tudo. Desde críticas a árbitros, treinadores, jogadores e dirigentes, passando por análises desportivas rigorosas a cada jornada, juntando a isso umas previsões sempre certas...ou então não vou fazer nada disso e vou só 'descascar pessegueiro' por aí fora...

O que é certo é que este ano promete e eu não podia ficar de fora deste circo. Portanto é correcto afirmar que, a partir de hoje, chegou mais um palhaço!

Fiquem atentos... isto promete!