quarta-feira, dezembro 23, 2009

A análise até aqui...

Paragem de Natal merece uma reflexão...afinal, o que se passa no nosso campeonato, e o que valeram estas primeiras 14 jornadas? Vamos à reflexão individual aos 3 grandes e ao Braga, e depois algumas referências honrosas...

-Braga - O Braga está na luta pelo título. Tem plantel, tem equipa, tem treinador, tem estádio e tem adeptos. E, se Benfica e Porto não se puserem 'a pau', pode ser que quando acordarem seja tarde de mais. Não faço do Braga o principal candidato ao título, mas que é candidato, disso não tenho dúvidas! Boa campanha do seu treinador, que montou uma boa equipa (belo meio-campo, especialmente Viana e Mossoró, boa defesa, a começar no Guarda-redes, e um ataque competente, ainda assim o lado menos forte da equipa) e está a aproveitar a embalagem para se manter no topo. Veremos até onde chega este Braga, muito dependente das vendas de Janeiro (com a saída de João Pereira, já se viu que se podem esperar saídas...)

-Benfica - É um facto que o Benfica deste ano põe o do ano passado no bolso. Jesus galvanizou os adeptos, motivou os jogadores, e pôs toda a gente em sentido. Na realidade o Benfica é candidato ao título, e é-o de forma consistente. Da baliza ao ataque, a equipa parece ter soluções (pelos vistos terá ainda mais em Janeiro...), e tem em Javi, David Luiz, Ramires, Cardozo, Saviola e Aimar, grandes e brilhantes motores. Talvez lhe falte um lateral-esquerdo mais capaz, embora Peixoto esteja a cumprir até agora. Vamos ver como volta o Benfica após o Natal. De qualquer maneira parece-me que teremos Benfica até ao fim...

-Porto - As saídas de Lucho e Lsiandro fazem-se sentir. Nem Falcão é o jogador que as primeiras jornadas faziam crer que era, nem Belluschi é o organizador e distribuidor que Lucho foi. Já Jesualdo continua o mesmo e vai comentendo pequenos equívocos (como no Domingo, na Luz) que o vão deixando fragilzado junto aos adeptos. Creio que o verdadeiro Porto estará entre extremos. Nem tão mau quanto o que esteve no início da época, nem tão brilhante como aquele que despachou Atlético e Guimarães. Este ano, o Porto terá de vestir mais o fato-de-macaco e menos o de artista se quiser ser campeão. Veremos se não lhe sobrará em tijolos o que lhe falta em arte...

-Sporting - O Sporting já disse adeus. Ao título e ao segundo lugar. Veremos se com os reforços haverá força para recuperar até ao 3º ou 4º lugar. A equipa parece desinsipirada e amorfa, mesmo nas vitórias. Jogadores como Moutinho, Veloso ou Liédson parecem vulgarizados pela mediocridade que os rodeia. Veremos também se Carvalhal tem unhas para tocar esta guitarra, porque até agora, pouco ou nada de diferente se viu, apenas o dicurso. e os discursos ainda não ganham jogos, nem conquistam adeptos...

Uma palavra de apreço por algumas equipas. Comecemos pelo Guimarães. Depois de um início titubeante, parece recuperar o fôlego de outros tempos. Aplausos para Paulo Sérgio, técnico competente, que parece estar talhado para outros vôos no futuro. Outra palavra para Nacional. Com ou sem Manuel Machado, lá se vai mantendo nos lugares a que nos habituou nos últimos anos. Veremos se sai alguém e quem sai. Creio que disso dependerá até onde poderão ir os madeirenses.

Uma palavra menos simpática...o Belenenses continua a cometer os mesmo erros, ano após ano. É pena ver um histórico nesta posição.

Individualmente, e fora do âmbito dos 4 clubes referidos ao início, registo para as excelentes épocas de Ruben Micael (grande jogador!), Felipe Lopes (excelente defesa...), Fábio Faria (boa contratação para o Benfica), Lazzaretti (o central do Guimarães culminou boa primeira metade com o golo na Lzu que eliminou o Benfica...), Paulo Vinicius e Bruno Miguel (a dupla de centrais do Leiria tem estado em grande nível), Djalma e Marcinho (o duo que tem empurrado o Marítmo de Van der Gaag para a frente...), Silas (nada mau para um jogador já muito experiente), Nuno Assis (que lhe valeu a chamada à selecção), Leonel Olímpio (belo jogador, este medio do Paços...), Baba (a seguir este ponta-de-lança do Marítimo, muito jovem ainda), Sougou (um dos grandes responsáveis pela subida de rendimento da Académica), Carlão (olho nele!), João Tomás (a justificar chamada à selecção), Kerrouche (vamos ver se o começo não foi sol de pouca dura...) e Edgar (o goleador do Nacional já é o segundo na lsta de melhores marcadores...).

E os flops, perguntam vocês...Postiga e Caicedo (nem um golo????), Polga (primeira metade da época má de mais...), Angulo (sem comentários...), Keirrison (até pode ser bom jogador lá no Brasil, mas...), Valeri (sem oportunidades é difícil...), Mariano (onde é que este senhor é bom jogador?), Prediger (outro que ainda nem calçou...). É muito 'barrete' enfiado pelos grandes, não é? Vamos lá ver o que isto nos reserva até Maio.

Um óptimo Natal e um excelente 2010!

1 comentário:

Vitor Meireles disse...

Se me permite, gostaria de salientar também a prestação da União de Leiria, que mesmo com a saída de Manuel Fernandes para Setúbal consegue com Lito Vidigal manter uma estável campanha nesta liga, só perdendo com: Benfica, Leixões, Braga e Nacional e ainda só lhe falta defrontar o Porto.

E pela negativa o Leixões que não conseguiu sequer aproximar-se da boa época que fez o ano passado.

Em relação ao Sporting e flops, para além dos emprestados entram para o plantel somente Caicedo e Angulo e passados 4 meses, resultados??? chegado agora o João Pereira (óptima contratação), porque razão o Antunes está referenciado para o Leixões?!?!?

Bem, bom natal!!!

E que para o ano o Benfica se torne campeão, ganhe a liga europa, a supertaça europeia e a taça da liga eheheheheh