É difícil de explicar o que se passou no Sábado à noite. 34 remates e apenas 1 golo. Para igual resultado a Dinamarca apenas precisou de 7 remates. Estranho? Nem tanto assim. Apenas um reflexo de um nervosismo que se instalou na equipa de Carlos Queiroz.
A primeira explicação está, quanto a mim encontrada. Este nervosismo tem sido grande inimigo da perfeição. A primeira parte, muito boa em qualidade de jogo jogado pela equipa nacional, foi fértil nas oportunidades perdidas e nalgumas desatenções defensivas, exactamente os lugares onde se evidencia mais o nervosismo quando este toma conta de uma equipa. De outra maneira não é possível explicar como é que Bruno Alves treme mais num jogo da selecção do que numa época inteira no Porto, como é que Simão falha aquilo que no Atlético marcaria de olhos vendados, ou como é que Ronaldo não marca aquilo que, ainda na temporada passada, marcaria até com a barriga.
Mas existem outros factores. Carlos Queiroz não está isento de culpas. Afinal, deixar Duda arrastar-se no lado esquerdo da defesa (facto que a Dinamarca, especialmente na primeira parte, fartou-se de explorar...) quando tem Antunes (que nem é convocado) ou até Miguel Veloso (que ficou na bancada) é quase um crime. Ao mesmo tempo, iniciar um encontro em que precisava de ganhar sem nenhum ponta-de-lança de raiz no onze, também me parece suicida, especialmente quando no banco tem Liédson e Nuno Gomes. Insistir em Ronaldo como ponta-de-lança e capitão, quando já se percebeu que nem numa nem noutra coisa ele é bom, é matar o próprio jogador e colocar a equipa sobre brasas. Estes têm sido alguns dos erros, mas também não explicam tudo...
É um facto que, durante esta década, não fizemos qualquer trabalho de base a nível da formação, pelo que concordo com a metáfora do leite e da vaca que Queiroz usou há uns meses. Nisso, verdade seja dita, parece que estamos a evoluir e a trabalhar novamente. O problema é que o leite que a vaca antiga deu, certamente ainda daria para alimentar um mundial e outro europeu. E se o primeiro é em 2012 e ainda falta tempo, parece que para o segundo, nem uma embalagem hermeticamente selada da Tetra Pack nos poderá levar. E o mundo não deixará de estranhar que Ronaldo, Simão, Nani, Ricardo Carvalho, Bosingwa, Pepe, Tiago e Deco fiquem de fora do mundial...
Esperemos que isso não aconteça...
A partir de hoje...
-
*A partir de hoje numa nova
morada...http://barradasruben.wordpress.com/Continuarei a postar aqui
também durante algum tempo, mas passarei a usar o blo...
Há 14 anos
1 comentário:
Parece-me que de facto o grande problema está na liderança desta equipa:
- erros de casitng nos seleccionados!!!
- erros de casting para a equipa titular!!!
- erros de casting para determinar a quem passar responsabilidades!!!
- erros de casting na escolha dos momentos oportunos para modificar o rumo das coisas!!!
Termino com o que ainda hoje me lembro de ter lido na semana passada, entao nao é que o Presidente da FPF afirmou que iria aumentar os prémios de jogo para os jogadores antes desta dupla jornada, já durante o estágio!!!!! Madaíl neste momento és tu o maior erro de Casting!
Enviar um comentário